Já se vão 180 anos de prática da Homeopatia no Brasil. Portanto é uma das especialidades médicas mais antigas no nosso país.
Segundo relatório de demografia médica editada em 2023, existem 2973 médicos certificados como especialistas em Homeopatia, fora os outros médicos que a conhecem e a prescrevem.
A endocrinologia, é a especialidade médica que mais se aproxima da Homeopátia, pois hormônios circulam no sangue em concentrações ultra-diluidas.
Alterações mínimas nestas concentrações podem levar a doenças que se expressam com quadro clínicos aberrantes como no hipertireoidismo.
Só nas últimas três décadas é que a ciência desenvolveu técnicas que tem a capacidade de medir estas concentrações no plasma citando a tríiodo tironina (T3) que atinge a níveis da ordem de 10-9 (nanogramas).
A Homeopatia é apreciada por seu foco na individualização do tratamento, por minimizar efeitos colaterais e por oferecer uma abordagem mais humanizada e acessível ao cuidado médico. Como afirmou o professor Alfred Eugenio Verveloet, ‘’A Homeopatia é útil em todas as especialidades médicas”, destacando a versatilidade e a integração dessa prática na medicina moderna.